A ciência por trás do Solstício de Verão

Sol se pondo

O solstício de verão é um fenômeno astronômico anual que traz o dia mais longo do ano no hemisfério norte (e a noite mais Curta). É também um evento cultural chave em muitas sociedades antigas e contemporâneas.

O solstício de verão de 2018 no Hemisfério Norte ocorrerá em 21 de junho às 6:07 a. m. EDT, cerca de 45 minutos após o nascer do sol na costa leste, mas antes do amanhecer em toda a maioria dos Estados Unidos.

Qual é a base astronômica do solstício de verão?

O eixo rotacional da terra – a linha imaginária através do centro do nosso planeta e os pólos geográficos Norte e sul — não está exatamente em um ângulo reto para o caminho de sua órbita em torno do sol. Em vez disso, está inclinado em um ângulo de cerca de 23,5 graus a partir da vertical-possivelmente como resultado de uma colisão com outro objeto do tamanho de um planeta bilhões de anos atrás, quando o sistema solar estava se formando.

À medida que a Terra orbita o sol ao longo de cada ano, seu eixo sempre aponta na mesma direção no espaço. Isso significa que o Hemisfério Norte está virado para o sol durante metade do ano e virado para a outra metade da ata definição. O momento em que o Pólo Norte está mais próximo do sol é chamado de solstício de verão no hemisfério norte; a época do ano em que o Pólo Norte aponta mais longe do sol é chamado de solstício de Inverno.

No hemisfério sul, os solstícios são invertidos. O solstício de inverno chega no final de junho e o solstício de verão no final de dezembro. As datas exatas dos solstícios podem variar em um ou dois dias.

Como é que o solstício de verão afeta a terra?

Quando o Hemisfério Norte é inclinado em direção ao sol, a luz do sol cai em um ângulo mais íngreme sobre ele para causar os meses quentes do verão. Quanto mais ao norte você vive, mais longas são as horas de luz do dia em torno da hora do solstício de Verão. Dentro do Círculo Do artigo — a área dentro de aproximadamente 25 graus do Pólo Norte — o sol Nunca se põe nesta época do ano.

Os astrônomos contam o solstício de verão como o primeiro dia do verão. Mas embora os dias sejam mais longos em torno do solstício de verão, a parte mais quente do ano ainda está para vir. Demora cerca de um mês para que o clima do Hemisfério Norte aqueça com a abundante luz solar — um fenômeno conhecido como lag sazonal.

E os aspectos culturais do solstício de verão?

Solstício significa “sol parado” em latim, uma referência ao fato de que o sol parece permanecer em seu ponto mais alto no céu para o ano Ao Meio-dia no solstício de Verão.

Este fenômeno tem sido observado desde os tempos antigos e pode ser uma das primeiras observações astronômicas na pré-história humana. Conhecer o ciclo anual das estações era vital para a sobrevivência dos povos antigos, e os solstícios de verão e de inverno eram datas-chave no calendário.

Acredita-se que vários monumentos antigos ao redor do mundo foram projetados para se alinhar com o sol nascente ou Poente no solstício de Verão. Estes incluem o Bighorn Medicine Wheel perto de Lovell, Wyoming, e Stonehenge, o círculo de pedra de 5.000 anos em Wiltshire, Inglaterra.

Na Europa e em outras partes do mundo, festivais de Verão mantêm viva a memória dos antigos rituais do solstício de Verão. Outras observações modernas incluem palestras de astrônomos sobre o solstício de verão, como a apresentação do pôr-do-sol no Observatório Griffith. E espera-se que milhares de pessoas assistam a uma cerimônia para o solstício de verão em Stonehenge, que nos últimos anos assumiu a sensação de um festival de música ao ar livre.

Fonte: https://definicao.net/significado-de-solsticio-de-verao/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *