Ácido clorogênico: mais energia e menos gordura!

O café é uma das bebidas mais apreciadas pelos brasileiros e não estamos falando apenas em sabor, pode ser usada como coadjuvante de uma dieta, e a ingestão diária pode trazer inúmeros benefícios a saúde.

É no café e também no café verde (nome do grão antes de torrado)  que se encontram substâncias estimulantes como a cafeína que age no sistema nervoso, flavonoides e antioxidantes.

Nos 2 tipos de grãos é encontrado também o ácido clorogênico, composto responsável pela melhora da sensibilidade a insulina, atua também sobre o metabolismo da glicose, diminui os depósitos de gordura nas células evitando aumento de peso, protege o fígado contra toxinas, prevenindo inclusive a formação do colesterol ruim (LDL), e ainda previne o câncer.

Ácido clorogênico x energia

As pessoas que praticam atividades físicas tem o hábito de consumir o ácido clorogênico antes de cada treino, isso garante um estímulo maior aumentando a energia.

O ácido clorogênico presente no café, torna a bebida ideal na hora que bate o cansaço que acaba provocando lentidão, inclusive mental, e o trabalho e os estudos tem que continuar, esse é o momento perfeito para tomar 1 xícara de café que eleva instantaneamente a produção do hormônio cortisol estimulando o organismo de várias formas positivas.

Conheça os benefícios do ácido clorogênico

O ácido clorogênico oferece os seguintes benefícios para a saúde:

  • Antioxidante;
  • Ideal para auxiliar na perda de peso;
  • Provoca aumento da taxa metabólica;
  • Impede a gordura de alojar no fígado;
  • Eleva o ânimo melhorando o cansaço;
  • Auxilia na pressão arterial;
  • Tem ação diurética prevenindo inchaços;
  • Evita que o açúcar seja absorvido pelo intestino, mantendo baixo o nível da glicose no sangue, dessa maneira não deixa aumentar a gordura corporal, promovendo ainda a limpeza no organismo de gorduras nocivas a saúde;

Confira abaixo um vídeo (em italiano) sobre os beneficios do café verde e do acido clorogenico


Advertências sobre o consumo exagerado do ácido clorogênico

O ácido clorogênico está presente no café e também em chás e em frutas como ameixas e frutas vermelhas, e os efeitos positivos na saúde dependem da quantidade ingerida. A sugestão de consumo é de 3 até 4 xícaras por dia, essa quantidade ainda estaria dentro de patamares seguros para o organismo.

Acredita-se que a ingestão diária de quantidades elevadas do ácido clorogênico encontrado no café, e no café verde principalmente, pode não ter o benefício desejado na prevenção de doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2, como também pode levar ao aumento de peso.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *