Tipos de pneus de carro: aprenda a fazer a escolha certa

Os pneus são os principais itens que asseguram a estabilidade no veículo, garantem a aderência ao solo e ainda, proporcionam uma dirigibilidade suave, por isso, antes de mais nada, pneu careca é sinônimo de acidentes, e mesmo que estejam bons é recomendado que sejam calibrados a cada 7 dias!

É interessante frisar que os tipos de pneus podem influenciar muito no desempenho do veículo, principalmente durante uma viagem em estrada de rodagem, onde percorrerá centenas de quilômetros, por isso, sempre é bom observar qual o tipo de pneu está constando no manual do proprietário para não fugir da orientação do fabricante, caso contrário, podem gerar um desgaste desnecessário de alguns componentes da suspensão, assim, como elevar o consumo de combustível.

pneus

Quanto ao tipos de pneus que existem não há muito para escolher, na verdade, são 2 tipos, pneus com câmara e sem câmara, e existem vantagens e desvantagens em cada um dos tipos de pneus, confira abaixo para entender melhor:

A grande maioria dos veículos estão equipados com os pneus sem câmara, ou seja, são os mais utilizados no momento, mesmo assim, na dúvida de qual o tipo instalado em seu carro, antes de comprar pneus novos, fale antes com um borracheiro!

• Os pneus sem câmara são feitos com uma borracha especial a qual serve para manter o ar dentro, tem aros e válvulas especiais e tem a vantagem que mesmo entrando algum prego, o esvaziamento é lento garantindo que chegue até o borracheiro mais próximo. O conserto é rápido, o borracheiro aumenta o furo e introduz uma borracha cilíndrica maciça, e o conserto está finalizado e garantido!

• Quanto ao pneu com câmara a principal desvantagem é que ao entrar um prego, esvazia de imediato dificultando a rodagem, e no caso de continuar andando até encontrar um borracheiro, as rodas cortarão a borracha e o pneu estará inutilizado. Prejuízo na certa!

Importância em fazer rodízio independente dos tipos de pneus

A boa dirigibilidade requer pneus novos e bem calibrados com certeza, mesmo assim, não basta apenas trocar os pneus quando ficarem gastos, uma manutenção preventiva deve ser feita para manter a estabilidade do carro e prolongar a vida útil de cada pneu.

Ao colocar pneus novos, é necessário que seja feito o balanceamento e o alinhamento que são os responsáveis em manter o carro firme nas curvas principalmente em velocidades mais altas, mesmo assim, a cada 5 ou 6 meses, é necessário levar o carro ao borracheiro para que seja feito o rodízio dos pneus, que é a troca da posição de cada um, essa é a maneira de evitar que somente uma banda do pneu seja desgastada

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *